Hoje (11/07) é comemorado o Dia de São Bento, considerado o padroeiro de Araraquara. A Matriz de São Bento, localizada no centro, está ligada diretamente à história de Araraquara, pois a fundação da cidade aconteceu quando foi criada a Paróquia. Por conta dessa significância, temos um feriado na Morada do Sol nessa data, sancionado em dezembro de 2023 através da lei nº 10.982.
Para comemorar, a comunidade de São Bento realiza, em sua praça, uma grande quermesse até o dia 14 de julho com atrações diversas, de comidas típicas a shows musicais. “Estive na festa e pude ver o quanto ela é grande e bem organizada. Quero parabenizar todos os envolvidos e convidar toda a população para também se divertir por lá”, comenta Pedro Tedde, pré-candidato a Prefeito de Araraquara.
Quem Foi São Bento: História, Legado e Milagres
São Bento, nascido na Núrsia, interior da Itália, viveu entre os anos 480 a 547 e fundou o Mosteiro do Monte Cassino. Além de evangelizar, preservou e documentou muitos manuscritos; também deu assistência aos pobres e ensinou aqueles que desejavam aprender.
Por isso, sua ordem, que tinha uma vasta biblioteca, se tornou um dos maiores centos culturais da Europa na Idade Média. Dedicou sua vida ao cristianismo criando a Regula benedicti (A Regra), com o lema era Ora et labora (reza e trabalha), cujo propósito foi o de criar normas sobre a vida em serviço à Deus. Os monges da sua ordem eram chamados de monges negros, pois suas vestes superiores eram da cor preta, diferenciando-se dos demais.
São Bento tinha a fama de ser telepata e muitos acreditavam que conseguia ler pensamentos; outros fenômenos misteriosos aconteceram com o santo, como andar sobre as águas, tirar água de pedras etc. Mas o que o torna tão popular é o uso da sua medalha, que é considerada milagrosa.
Leia também: